FEIRA DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS

Vejam esta Webquest com todas as informações necessárias para a elaboração do experimento da Feira:



Aqui vou publicar alguns links com idéia para experimentos que poderão ser apresentados na FEIRA. É claro que nem todos podem ser feitos na escola... ou porque não temos o material necessário, ou porque oferecem risco aos alunos... mas vocês podem encontrar várias idéias interessantes!

Experiências Científicas Ciep Barão de Itararé

Feira de Ciências 

Feira de Ciências - 6º ao 9º ano 

Seara da Ciência 

PontoCiência (um dos melhores!) 

Hype Science

Instructables (muito legal, só que em inglês)

 


II FEIRA DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS
1.      Participação:
A participação dos alunos dos 9ºs anos da E.M. Prof. Karin Barkemeyer é de caráter obrigatório. O aluno deverá estar de acordo e seguir as regras estabelecidas pela Coordenação.
O número de componentes do grupo deverá ser entre 3 (três) ou 4 (quatro) alunos da mesma turma ou de turmas diferentes dos 9ºs anos.
A elaboração do trabalho não será realizada em horário de aula, devendo o mesmo ocorrer em turno inverso. Os professores serão orientadores dos trabalhos esclarecendo as dúvidas durante o horário de aula.
2.      Apresentação:
Como forma de padronizar e tornar mais organizada a apresentação dos conteúdos, os alunos deverão apresentar seus trabalhos na forma de 1 (um) pôster (cartaz), que deverá conter algumas informações básicas sobre o trabalho apresentado, sendo elas: Identificação (componentes do grupo, turma pertencente); Título do trabalho; Objetivo; Fontes de pesquisa.
Na apresentação dos posters deve-se tomar o cuidado no que se refere aos direitos autorais sobre os textos e figuras utilizados, citando sempre as fontes que foram utilizadas como referência. É proibido o uso de material, texto, figuras, equipamentos, sem a apresentação dos autores e suas fontes de pesquisas.
A equipe terá que fazer um rascunho do cartaz, à lápis em uma folha A4, mostrar para a professora de Português,  seguir a orientação e correção da Professora Elair, para depois acabar de terminá-lo. Esse cartaz, contará nota também na disciplina de Português.
Todos os experimentos realizados devem ter embasamento teórico relacionando o experimento com a disciplina envolvida.
3.      Regras de Segurança:
Não poderão ser realizados experimentos com animais vivos que poderiam prejudicar ou estabelecer situação de aflição aos mesmos.
Não poderão ser realizados experimentos que utilizem llíquidos inflamáveis ou fogo, pois apresentam risco de incêndio ou explosão, comprometendo a segurança de alunos, professores e visitantes da Feira.
4.      Do material e área disponível aos grupos:
Cada grupo terá direito a duas carteiras para expor seus experimentos. O grupo que necessitar mais espaço para realizar/demonstrar seu trabalho, deverá procurar a equipe de professores responsáveis pela organização.
A necessidade de energia elétrica para algum equipamento deverá ser avisada as professoras coordenadoras do evento, com antecedência. Extensões elétricas, “plugs” (“T”) e outros materiais são de responsabilidade de cada grupo, devendo o mesmo providenciar tais materiais.
5.      Avaliação:
O conceito final do trabalho irá compor parte da avaliação do aluno nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais no terceiro trimestre.
Além da avaliação do trabalho exposto, o conceito será emitido com base em critérios como comprometimento, pontualidade, responsabilidade, interesse, disciplina e organização que serão verificados desde o início da elaboração do trabalho até o momento final do evento (retirada do material no salão).
Os conceitos serão emitidos pelas professoras de Matemática e Ciências Naturais que acompanharão o desenvolvimento do trabalho.
6.      Da Realização da Feira:
A Feira de Ciências acontecerá no dia 29 de novembro, quinta-feira, em horário normal de aula.
Os trabalhos e experimentos serão organizados no dia 21 de novembro (quarta-feira), no horário das 14 às 17 horas, impreterivelmente. A equipe pedagógica da Escola irá acompanhar e orientar os alunos para a organização dos experimentos.
Nesse período, os grupos deverão preparar o seu estande com todo o material necessário, pronto para começar a apresentar no dia seguinte às 08:00h. Todo material deverá ser recolhido no final do evento, mantendo limpo e organizado o local da apresentação.
7.      Da premiação:
Os prêmios para o primeiro, segundo e terceiros lugares na classificação da mostra serão medalhas. A premiação será baseada na quantidade de votos do público visitante.
8.      Do prazo para inscrição:
Os alunos deverão se inscrever para participar da Mostra até o dia 8 de novembro, preenchendo a ficha de inscrição disponível com os professores responsáveis.
As professoras responsáveis pela Feira irão afixar um mural com os nomes dos membros das equipes e tema do experimento, não sendo permitido mais de um experimento com o mesmo tema.
O aluno que assinar a Ficha de inscrição declara que está ciente e de acordo com as regras da Feira.
9.      Comissão organizadora da Feira de Ciências Naturais e Exatas:
v  Professora Mariane Murara (8ºs e 7ºs anos);
v  Professora Márcia Regina Carlon (9ºs anos);
v  Supervisora Janes


 BAIXE AQUI A FICHA DE INSCRIÇÃO - esta ficha deverá ser impressa, preenchida com todas as informações solicitadas e entregue para as Professoras Coordenadoras do evento.