"Podemos dizer que mapa conceitual é uma representação gráfica em duas ou mais dimensões de um conjunto de conceitos construídos de tal forma que as relações entre eles sejam evidentes. Os conceitos aparecem dentro de caixas enquanto que as relações entre os conceitos são especificadas através de frases de ligação nos arcos que unem os conceitos. As frases de ligação têm funções estruturantes e exercem papel fundamental na representação de uma relação entre dois conceitos. A dois conceitos, conectados por uma frase de ligação chamamos de proposição. As proposições são uma característica particular dos mapas conceituais se comparados a outros tipos de representação como os mapas mentais." Wikipédia
Aplicação dos Mapas Conceituais – 8ºs anos
Os mapas conceituais são um recurso muito
explorado nos livros de Ciências Naturais. Como esta disciplina utiliza vários
termos e conceitos que, a primeira vista, podem parecer complexos aos alunos, a
ferramenta simplifica significativamente a compreensão, servindo inclusive como
ferramenta de estudo, já que resume e organiza de forma clara os tópicos mais
importantes de cada assunto trabalhado durante as aulas.
Os alunos do 8ºano da E.M. Arinor Vogelsanger
trabalharam com o mapa conceitual proposto pelo livro de Ciências Naturais ...
sobre o tema: Sistema Cardiovascular.
Este mapa já está previamente construído mas
apresenta algumas lacunas que devem ser preenchidas pelos alunos de forma
lógica e coerente. Os alunos já estão acostumados a trabalhar com esta
ferramenta em sala de aula desde o 6ºano, já que esta coleção de livros é
adotada em todas as séries dos anos finais.
Após os mapas conceituais serem corrigidos no
papel, os alunos foram orientados sobre a utilização da ferramenta Cmap Tools
que iriam utilizar no laboratório de informática pedagógica.
Em duas aulas os alunos, trabalhando em duplas,
transcreveram os mapas conceituais do papel para o computador, explorando os
recursos do Cmap Tools e ao mesmo tempo fixando o conteúdo trabalhado em sala
de aula.
Alguns alunos se familiarizaram rapidamente com a ferramenta CMapTools e inclusive personalizaram o seu mapa conceitual com cores e sombras diferentes.
Outros alunos se esforçaram mais para deixar o conteúdo bem completo e utilizar este mapa conceitual como ferramenta de estudo.
Este trabalho foi muito produtivo pois os alunos tiveram facilidade na utilização da ferramenta e desta forma fixaram o conteúdo trabalhado em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário